Quem quer pele bonita?



Começo esse post modificando a clássica frase do Silvio Santos e falando: Quem quer pele bonita??? Se você respondeu um grande e redondo eeeeuuuuuuuu, vem comigo que a dicas estão chegando!

Todo mundo sonha em ter pele de bumbum de bebê, mas isso nem sempre é fácil. Oleosidade, ressecamento, espinhas olheiras e manchas atrapalham o nosso sonho de consumo. Como resolver isso? Bom gente, tudo começa com uma limpeza de pele profunda e mensal com sua esteticista (EU! kkk). Nessa limpeza ela vai retirar toda a sujeira que está acumulada dentro dos poros e evitar que se acumulem impurezas.

Mas em casa você também tem de ajudar por limpar a pele adequadamente com um sabonete específico pra o seu tipo de pele, tonificar e hidratar. E não se esquecer de sempre usar demaquilante antes de dormir e protetor solar que é sagrado!

Mas hoje vamos focar na hidratação. Ela é campeã de dúvidas nesse passo a passo que acabei de dar.

Algumas de nós costumamos pensar assim: Eu vou comprar aquele hidratante super potente e minha pele vai ficar linda. Aí você gasta um tubo de dinheiro naquele creme carérrimo e sua pele continua a mesma coisa. Aí a gente tem a tendência de falar que o creme não presta. Será que não presta mesmo?

Analisando a raiz da palavra: Hidratação tem como principio a palavra Hidra que significa água. Então o que hidrata o corpo é água minhas divas!

Se você não bebe água o suficiente, o sistema funcional do seu corpo a consome antes que ela chegue à pele. A pobre da pele é o maior órgão do corpo, um dos que mais precisa de água, mas como é na camada mais externa, é o último lugar ao qual ela chega. Então beba água com vontade! A quantidade ideal pra cada um varia de acordo como tamanho da pessoa. O ideal é beber o equivalente a 10% da sua altura.

Ex: Eu tenho 1,55 de altura (uma vergonha!). Portanto o ideal é que eu beba em média 1,5 litros de água entenderam?  Depois disso, podem comprar o hidratante que quiserem que isso aumentará e muito as chances dele fazer efeito.

Outro mito frequente com respeito à hidratação: Quem tem pele oleosa acha que não precisa hidratar a pele, pois acha que se hidratar vai piorar a situação. Ledo engano minhas queridas... Como já comentamos, o que hidrata a pele é água e não óleo. Quando a gente não hidrata a pele, a pele por estar em agonia e sofrimento entende que precisa produzir mais sebo pra compensar, pois apesar da pele ser oleosa, a película de gordura que se forma na superfície dela não garante a hidratação das camadas cutâneas mais profundas.

Além disso, como a oleosidade costuma se concentrar na zona “T” (testa, nariz e queixo), é comum ter bochechas e pescoço ressecados. Portanto, para hidratar sem piorar a sensação de rosto engordurado, o ideal é escolher produtos na versão gel, gel-creme ou loção livre de óleo e, de preferência, com ação matificante, que absorve o excesso de brilho e mantém a pele com aspecto sequinho.

Fórmulas com alfa-hidroxiácidos (com ácido lático ou glicólico) são uma boa pedida: hidratam, reduzem a produção de sebo e estimulam a renovação das células. Outra ótima solução é optar pelas águas termais.

Aí vocês me perguntam por que eu não falei de marcas? É simples: Cada uma sabe o que cabe no bolso e o que importa mesmo nos produtos são os princípios ativos gente. Às vezes um produto barato tem o mesmo principio ativo de um mais caro e a diferença de valor dos dois é surpreendente. Aprendam a ler os rótulos que ninguém engana vocês!

Mas vou aproveitar e dar a dica de ouro do dia de um hidratante potente, barato e conhecido. A mistura bepantol pomada + hipoglós. Vocês já viram o que essa duplinha faz no bumbum de um bebê? Ele pode estar irritado, com vermelhidão e até assado,  que melhora com o uso dessas pomadinhas.

Para quem não sabe, a misturinha desses dois hidrata, minimiza rugas, melhora a acne, diminui olheiras e clareia manchas. Como eles fazem esse milagre todo? Vamos descobrir fazendo o exercício de conhecer e analisar os princípios ativos e seus benefícios:
  •      BEPANTOL
O Dexpantenol, ou pró-vitamina B5 - Em contato com a pele, reduz a perda de água, evitando o ressecamento e a descamação da pele, repõe o manto hidrolipídico, auxiliando na sua renovação natural. Atua também como um agente hidratante, tornando a pele mais macia e elástica.
  •     HIPOGLÓS

*Retinol (Vitamina A) - Substância responsável pela integridade da pele,ela age como antioxidante (que combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento), promove uma rápida regeneração em tecidos traumatizados, e é indicada localmente no tratamento de acne e rugas superficiais.

*Colecalciferol (Vitamina D3) -  Agentes conservadores.

*Óxido de Zinco -  Substância adstringente com ação anti-séptica  e secativa de uso tópico.

*Óleo de fígado de bacalhau - Substância que contém propriedades anti inflamatórias.

É uma dupla milagrosa minha gente! Eu mesma uso muito! Como minha pele é oleosa eu alterno. Um dia uso a misturinha e no outro dia uso vitamina C na pele a noite. Quem tem pele seca e normal pode se jogar de cabeça sem medo e usar diariamente. O ideal é que use pra dormir, afinal ninguém quer andar por aí com cara de fantasma não é mesmo?

E por favor, não esqueçam nunca de usar protetor solar no outro dia ok? Favor reaplicar a cada 3 ou 4 horas donas divas...

Beijos pra vocês!



4 comentários:

  1. e pra tirar a meleca do hipoglós Ju..comofaz??? confesso q fiquei hiper surpresa de poder usar hipoglós em pele oleosa, pra mim q ia ficar um sebo só, mas como é tu q ta dizendo eu boto fé..kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny, tô muito feliz de te ver aqui! E quanto a meleca dá sim pra tirar. Pela manhã eu lavo normalmente com sabonete liquido para o rosto, passo um tônico, um bb cream (ou pode ser um hidratante para pele oleosa no seu caso) e protetor solar. E a quantidade que eu aplico no rosto é de uma ervilha de cada produto. Misturo na palma da mão e voilá! Não faz muita meleca pois como a quantidade é pequena, ele praticamente some na pele.

      Excluir
  2. Juciara pq tu num me falou isso antes? mas vou fazer minha limpeza assim mesmo! minha pele é mista mas ultimamente está oleosa eu posso passar toda noite essa mistura ou vc me recomenda fazer igual a vc usar a vitamina c? antes de usar a mistura devo lavar o rosto e usar hidratante ou só lava e passa as pomadas? e onde acho a vitamina c.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tanta coisa pra falar que às vezes eu fico meia doida Lívia...normal! kkkkkkk Mas vamos lá...Antes de usar a mistura vc deve sim lavar o rosto e aplicar um tônico, é o ideal, não precisa usar hidratante. Eu uso pra dormir. Passo e só tiro no dia seguinte. Se a sua pele é oleosa vc alterna os dias de uso.Eu uso vitamina C por conta de umas sardas que tenho no rosto. Acho que não se aplica no seu caso, mas geralmente vc acha vitamina C em farmácias na forma de cremes ou géis. Mas se vc tem outros produtos em casa pra pele oleosa ou antiacne por exemplo, pode usar sem medo no dia que não usar o bepantol com o hipoglós.

      Excluir