Argila - O super cosmético!




E cá estamos nós aqui de novo \o/ ! 
E aí minhas divas, como estão?
Hoje vamos falar sobre um assunto super legal! Já pensou em ter um produto ou cosmético totalmente natural que você comprasse um 1 kg dele por 5 a 7 reais, que durasse eras e que tratasse oleosidade, acne, hidratasse, firmasse a pele por estimular o colágeno, esfoliasse, e de quebra ainda melhorasse manchas na pele?
Parece bom demais pra ser verdade né meninas? Mas não é! Esse cosmético milagroso existe,  é a argila! Ela tem tantos benefícios que fica difícil de resumir o post.  Há estudos inteiros, monografias enormes a respeito disso. Elas são ricas em minerais como óxido de alumínio e sílica (silício) e é justamente a concentração maior de alguns minerais que muda a cor da argila. Elas têm tantas cores quanto o arco íris.
Além dos tratamentos medicinais,  a argila é muito usada em tratamentos de pele para rosto, corpo e cabelo. Isso porque a argila estimula a regeneração celular, afina e clareia a pele. Absorve toxinas e impurezas fazendo a desintoxicação metabólica das células da pele. Melhora a circulação local, elimina a oleosidade e bactérias. Tem efeito suavizante e calmante.
Então vamos citar as mais apropriadas para tratamento facial e vou dar uma receitinha aqui nesse post ok?
Argila Rosa – É a mistura da argila branca com a vermelha. É rica em ferro.  Por ser suave é própria para peles sensíveis e delicadas. Tem ação cicatrizante, suavizante e desinfetante. É muito rica em ferro. Ao mesmo tempo que absorve toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço natural a pele e ao cabelo tornando-os sedosos e macios.
Argila Amarela – É rica em dióxido de silício. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo. Tem ação purificante, adstringente e remineralizante. Hidrata a pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea. Melhora a circulação sanguínea.
Argila Branca – Para peles sensíveis e desidratadas. Ela contém um percentual maior e alumínio e tem um Ph bem próximo ao da pele. Ela clareia, absorve a oleosidade sem desidratar. Tem ação suavizante e cicatrizante. Tem ação tensora branda e pode ser usada em todos os tipos de pele.
Argila Verde – É indicada para peles oleosas e acneicas. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, bactericida, secativa, analgésica e cicatrizante. Ela realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve a radiação solar retardando o envelhecimento.
Argila Cinza – Indicada para peles oleosas e com manchas. O titânio presente em sua composição combate cravos e espinhas e é um excelente esfoliante. É um antioxidante natural, retarda o envelhecimento da pele. Regula a seborreia capilar, é clareadora de manchas.

Como aplicar argila no rosto:

  1.   O rosto de deve estar limpo e sem maquiagem. Deve-se lavar o rosto com sabonete especifico e tonificar a pele. 
  2.     Prepare a argila sempre em recipientes de vidro, porcelana ou madeira. Jamais use recipientes metálicos, eles podem contaminar a argila com metais pesados. 
  3.     Coloque 1 colher de sopa de argila e com um pincel ou colher de madeira misture com água mineral, soro fisiológico, água termal ou chá de camomila ao pó.  Quem tem pele seca pode adicionar mel. 
  4.    Mexa até formar um creme liso e homogêneo. 
  5.    Aplique em todo o rosto evitando área dos olhos e boca. 
  6.    Deixe agir de 20 a 30 minutos e depois retire com água. 
  7.    Finalize com protetor solar.

Obs: Ao aplicar argilas, principalmente as de cores mais escuras como a verde, cinza ou preta, você pode sentir o rosto pinicar. Isso é normal! O rosto pinica devido ao aumento da circulação no local e a sensação passa.
Espero que tenham gostado e façam uso desse cosmético natural que ta aí na natureza...é super barato e dura horrores! É muito beneficio pra pouco preço gente. Algumas de vocês com certeza ficaram interessadas em saber como se usa a argila no cabelo, mas isso já é assunto pra um outro post ok? Beijos minhas lindas!

0 comentários:

Postar um comentário