Assumir seu cabelo – Você pode, você consegue!


Lembram que prometi no post inaugural contar uma história sobre meu cabelo? Pois bem, eu acho que estou vivendo um conto de fadas real com ele! E cá pra nós, todo mundo ama ter cabelo, falar de cabelo, cuidar do cabelo... eu mesma sou uma grande fã de falar de cabelos.

Sempre fui uma cameleoa, é só enjoar da minha cara que já sei o que fazer: Mudar o cabelo! Fui criada dentro de um salão de beleza, então sempre tive acesso fácil aos procedimentos e produtos. Já fiz de tudo no meu cabelo, usei mega hair, relaxei, dei escova progressiva, pintei de castanho, preto, loiro, ruivo... Já tive cabelo Black Power, chitãozinho e xororó (gente, era moda da época, perdoem os meus pais por isso! Kkk) channel, longo, e ultimamente to deixando meu cabelo ruivo acobreado e no natural dele que é cacheado.

O mais interessante é que pela primeira vez em muitos anos eu me assumi cacheada. Muita gente que me conhece há muitos anos nem sabia que meu cabelo era assim, pois eu só vivia com ele liso! Mas por que eu decidi me assumir? Uma longa história com muitos fatores envolvidos que vou tentar resumir:

Era uma vez uma moça que deu uma progressiva no cabelo. Alguns dias depois o cabelo começou a cair pela raiz, ficou com falhas no couro cabeludo e não nasceram mais cabelos naquele lugar. Precisa falar que me desesperei?

Mais tarde eu viria a descobrir que tive queimadura de couro cabeludo e que o formol destruiu muitos bulbos capilares (folículo de onde o cabelo nasce).  Aí como não queria continuar dando química no meu cabelo, parti pra outro tipo de alisamento: o mecânico. Mas dessa vez era com ferro. Aí vc fala: Não Jú, é chapinha! E eu torno a repetir: É ferro mesmo! Isso gente, ferro daquele que vai ao fogão e que as pessoas mais antigas usavam no cabelo. O ferro não agrediu meu cabelo, apesar da alta temperatura, porém o fato de depender daquilo pra ficar linda e lisa me aprisionava. Eu não me enxergava de cabelo natural nunca na galáxia e acho que muitas de vocês têm esse mesmo problema. O grande problema que eu tinha era psicológico.

Desde pequena na escola as outras crianças me chamavam de cabelo de bombril, arapuá, e diziam que meu cabelo era ruim. E acabo aqui levantando uma bandeira ao afirmar que num estado como o nosso que é Bahia, com maioria negra e com muitos afrodescendentes como eu (eu sou branca porém tenho raízes negras), ainda haja preconceito com o próprio cabelo. Nosso cabelo natural é cacheado ou crespo gente e nada muda isso! Nosso folículo já tem o formato que favorece que o cabelo nasça assim. Cresci e amadureci achando que meu cabelo era ruim, até que um dia eu descobri que o meu cabelo não era ruim... Ele era mal cuidado, mal definido e eu usava produtos impróprios pra ele. Fiquei até com pena do meu cabelo agora...kkkkkk

Como eu resolvi deixar meu cabelo cachear: Ouvindo as pessoas ao meu redor. Um dia numa infelicidade (ou seria felicidade?), tive que lavar o cabelo e deixá-lo natural. Encontrei com um amigo por acaso e morri de vergonha, pois eu não queria que ninguém me visse com o cabelo daquele jeito. Mas sabe que ele elogiou? Ele falou: Seu cabelo é bonito, ficou melhor assim do que liso. Eu disse que preferia o cabelo liso. E ele me disse: Eu acho legal cabelo assim com movimento natural, cabelos lisos esticados com as pontas espigadas não são bonitos. Ainda falou que eu usar essas coisas de calor na cabeça, a tração, poderia me levar à calvície. Já me faltavam cabelos, e eu não queria piorar as coisas... Depois dessa conversa fiquei com aquilo cabeça. É isso mesmo gente, um homem me deu o melhor conselho da minha vida! Kkkkk

Depois desse dia eu decidi que ia testar o cabelo cacheado. Eu me estranhava a principio, não estava acostumada com a minha cara natural no espelho. Meu cabelo não ficava com os cachos totalmente definidos, então eu não achava muito legal. Até que um dia meu segundo anjo deu as caras. Ela se chama Ritinha! (ela vai ler esse post e vai amar!) Ritinha me viu numa reunião, elogiou meu cabelo e demonstrou felicidade por eu estar natural. Eu já babava pelo cabelo dela, que é um black cacheado que é a coisa mais linda! Ela coloca aquelas florzonas de lado sabe? Usa umas faixas, turbantes, eu acho bárbaro! Mas enfim, continuando... Falei que estava tentando me adaptar e que estava insatisfeita porque meus cachos não definiam. Ela me chamou num canto, e me disse: Você sabe o que é fitagem? Gente pode parecer boba, mas aquela frase mudou a minha vida pela segunda vez em poucos dias! Quando cheguei em casa assisti uns 3 vídeos sobre o tema. E aí eu descobri milhares de outros vídeos que davam dicas pra meninas de cabelos cacheados como o meu. Ritinha também me botou em grupos no face em que as meninas dão altas dicas e  trocam experiências.

Depois desse dia tenho me dedicado a cuidar do meu cabelo e a partir do momento que eu passei a cuidar do meu cabelo, ele foi correspondendo ao meu cuidado e ficando bonito. Descobri que o meu cabelo não era ruim gente! Descobri que fiquei mais jovem, mais bonita e alguns disseram que até mais sexy (ok, eu corei agora! Kkkk).  Eu nunca tive baixa autoestima, mas a liberdade de ir pra praia e entrar no mar, de sair na chuva e quando os pingos caem não sair correndo ou não colocar um saco na cabeça, ou simplesmente dormir de toca toda noite (pra quem tem marido: Isso o deixa desanimado, pode ter certeza!) não tem preço. Viver sem medo de água, não me sentir como o Cascão da turma da Mônica, e me sentir bonita com meu cabelo cacheado me deixou muito mais confiante. Até minha postura mudou, podem crer!

Meninas de cabelos lisos, não se sintam desprezadas, mas esse post é pra mostrar que independente do cabelo que a gente tem, o que importa é que nos sintamos bem com nós mesmas e que nos permitamos ser nós mesmas também. O cabelo faz parte de nós e assim como o formato das unhas, olhos, mãos e pés, ele não vai mudar. A decisão de alisar ou não é de cada uma. Eu não sou radical. Sou a favor de cada um fazer o que faz sentir-se bem. Mas incentivo vocês a dar uma chance ao seu cabelo. Cuidem dele com carinho e deixe ele te mostrar que você pode sim ser feliz com ele natural.

Aviso logo de antemão que vocês verão com muita frequência aqui no blog posts sobre cabelos. Sempre dando dicas de como cuidar e tratar deles. Geralmente eu falo da minha experiência pessoal, e o que eu sei, vou passar pra vocês. E o que a gente não souber a gente corre atrás beleza?

Algumas de vocês devem estar curiosas para saber o que é a fitagem que eu mencionei logo mais acima. A fitagem é um processo de definir os cachos por pentear os cabelos com as mãos ou com escova apropriada para esse fim separando as mechas em fitas. Creio que vocês entenderão melhor vendo do que eu explicando aqui. Vou aproveitar e colocar um dos vídeos da minha musa dos cachos, a Raíza Nicácio. Espero que gostem. Um grande beijo e até o próximo post!


2 comentários:

  1. é Juciara seu cabelo está muito mais bonito agora mesmo até seu rosto ficou mais mais... aí me faltou a palavra, mas gostei mt do post da idéia do blog quase que eu ía te falar sobre mas quando pensei vc veio com a noticia dele já pronto, parabens pela iniciativa das duas e estarei ligada em cada post.bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Lívia... Tô feliz que vc gostou do blog. e pode contar que vem por ai dicas muito legais...vamos nos esforçar pra estar sempre ajudando vocês a divar muito! Beijão pra vc tb!

      Excluir