Receitas caseiras para hidratação capilar com ingredientes naturais!



Olá meninas, divas, mulheres, gatas!!! Hoje nós vamos revirar a feira, o armário, a dispensa da cozinha e a geladeira pra cuidar dos nossos cabelinhos!
Hoje em dia existem máscaras prontas maravilhosas e com preços para todos os bolsos. Elas realmente funcionam e são super práticas. Apesar de amar as máscaras, eu confesso que tenho uma queda enorme por coisas naturais. E até onde eu sei, nosso corpo tem muito mais facilidade de absorver coisas naturais do que coisas processadas quimicamente. Meus cabelos são prova disso.
Antigamente a indústria cosmética não era tão avançada, não existia tanta química e nossas vovós e mães recorriam a receitas caseiras pra poder cuidar das madeixas. E cá pra nós, se vocês repararem, os cortes não eram lá muito atraentes, mas reparem na qualidade dos cabelos... Eram cabelos fortes, bonitos, brilhantes... e elas conseguiam isso usando receitas naturais.
Pois bem, separei o que há de melhor e mais prático em receitas naturais pra gente fazer em casa e gastando bem pouquinho...algumas receitas vocês vão misturar com as máscaras que já tem em casa. Se quiser, você pode até usar aquela máscara que  acha que não deu muito certo no seu cabelo. Quando elas são “batizadas” com esses ingredientes, ficam muito melhores!
Vamos às receitinhas então:
Hidratação de abacate
Ingredientes
1 abacate
1 copo de iogurte natural
1 colher se sopa de azeite de oliva extra virgem
Triture um abacate e coloque-o dentro de um liquidificador juntamente com um copo pequeno iogurte natural, junte uma colher de sopa de azeite, e misture tudo.
Coloque a mistura nos cabelos lavados e previamente secos com uma toalha, massageie bem, envolva o cabelo com plástico filme PVC ou touca térmica. Deixe repousar cerca de 20 a 30 minutos. Depois de lavado, o cabelo ficará super hidratado e revitalizado.

Hidratação de maisena
Ingredientes
1 colher (sopa) de maisena;
1 xícara de chá de água;
Um pouco do creme de massagem que você costuma usar.

Dissolva a maisena na água fria até não ter nenhuma bolinha. Leve a água e a maisena ao fogo, mexa sem parar até engrossar e ficar transparente. Retire do fogo, espere ficar morna (para evitar queimaduras) e adicione ao  seu creme de massagem, passe nos cabelos lavados e deixe agir de 15 a 30 minutos. Depois enxágüe e penteie os cabelos normalmente. Dica: Você pode acrescentar açúcar, mel, Bepantol, ampolas de sua preferência, óleos vegetais, manteigas puras etc.

Hidratação de gel de fécula de mandioca (Goma para tapioca)
Ingredientes
2 colheres de sopa de fécula de mandioca
1 xícara de chá de água
Misture e leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais ou menos uns 5 minutos em fogo baixo, retire quando estiver na textura de um creme ralo, ainda quente passe em uma peneira fina até separar toda a parte liquida da sólida. Guarde em um recipiente e guarde na geladeira.
"O extrato de mandioca contém carboidratos com propriedades de hidratação profunda para a fibra capilar, resultando em maciez e brilho para os fios."

Hidratação com Glicerina
Ingredientes
3 colheres de sopa de creme de hidratação da sua escolha
1 colher de sopa de glicerina
Misture tudo e aplique nos cabelos úmidos. Coloque uma touca térmica e deixe em média 40 minutos.
Obs: Essa hidratação só pode ser repetida num intervalo superior 15 dias. Devido ao fato de a glicerina ser muito forte e se usada demais ela tem o efeito contrário. Nunca esqueça de colocar a touca e proteger muito bem o cabelo pois a função da glicerina é roubar umidade do ar para o cabelo. A falta de proteção pode gerar o efeito contrário e você perder umidade para o ambiente e ficar com o cabelo ressecado.

Hidratação de cenoura e beterraba
Ingredientes
1/2 cenoura
1/2 beterraba
Corte-as quadradinhos e acrescente meio copo de água. Bata bastante no liquidificador até formar uma pasta. Coe com um pano. O líquido resultante deve ser misturado a uma máscara da sua preferência. Após lavar com shampoo, retire todo o excesso de água do cabelo, deixe-o semi seco. Enluve os cabelos e deixe por 30 minutos. Retire com água e condicione.

Hidratação de maionese
Ingredientes
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa do creme de hidratação da sua preferência.
1 colher de sopa de qualquer óleo vegetal ou mel
Misture todos os ingredientes, aplique no cabelo enluvando. Deixe uns 30 minutos no cabelo com touca térmica e enxague.

Hidratação de leite de coco e mel
Ingredientes
2 a 3 colheres de sopa da hidratação de sua escolha
2 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de óleo vegetal
Misture tudo, aplique no cabelo e deixe de 20 a 40 minutos em touca térmica. Enxágue. 


Tratamento para pontas duplas
Ingredientes
1 gema de ovo;
1 colher (sopa) de vinagre de maçã;
2 colheres (sopa) de mel.
Modo de preparo: Junte todos os ingredientes e bata a mistura com um garfo até ficar meio espumante. Aplique primeiro nas pontas, depois massageie bem o couro cabeludo. Cubra com papel alumínio ou touca plástica e espere 20 minutos. Lave bem a cabeça para eliminar o cheiro do ovo e do vinagre.

Tratamento para pontas quebradiças
Ingredientes
1 colher (sopa) de iogurte natural
1 clara batida em neve
1 ampola de Arovit (vitamina A)
Modo de fazer: Misture bem todos os ingredientes. Aplique somente nas pontas dos cabelos (não passe no couro cabeludo). Deixe agir por 20 minutos e em seguida lave normalmente.



E para as meninas que fazem umectação ou querem ter um óleo vegetal diferente pra misturar às hidratações, separei esse vídeo ===> (cliquem aqui pois o blog não esta conseguindo incorporar vídeos hoje) que ensina a fazer o óleo de cenoura caseiro. 
Eu amo inventar e misturar ingredientes caseiros e naturais às hidratações. Vale lembrar que a criatividade manda. Se vc sabe que um ingrediente natural é bom, porque eu não misturar a outro e testar? Amo fazer isso! E vocês? Tem alguma receitinha especial que aprenderam com a vovó ou aqui mesmo na internet? Comenta aqui com a gente no post ou na nossa page no facebook: https://www.facebook.com/divasmodeonfsa
Trocar figurinhas é sempre muito válido e divertido, e todo mundo ganha!
Beijos pra vocês e força na nos cabelos, pois depois desse post, ninguém mais precisa de peruca!!! kkkk

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Conheci o blog esses dias e curti muito! justamente por isso queria fazer um convite para um grande projeto!

    caso interesse, entra em contato comigo roiz.js@gmail.com

    Abraços, Jessica Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéssica, que bom que gostou do nosso blog!
    E sim, vou entrar em contato com você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Juciara eu tava lendo sobre a hidratação com glicerina, e lí que é ideal usar junto óleo de jojoba, que não corre o risco de ressecar e deixa as madeixas bem hidratadas, mas mesmo assim não pode desculidar de protejer no momento que estivar no cabelo.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Lívia, quanto ao uso da glicerina, não tem nenhuma regra rígida a não ser proteger bem o cabelo...o resto, a forma como vc aplica tanto faz. Pois se vc observar, a grande maioria das máscaras tanto de H, como U, como de R, todas elas tem glicerina. Mas dificilmente você vai achar óleo de jojoba na composição dos cosméticos. Mas é uma forma de fazer e acho que deve ficar legal.
      Beijo, amo ver seus coments por aqui!

      Excluir