Cronograma Capilar - Aprendendo a cuidar dos fios.



Hoje queridas é aquele dia de entender o motivo pelo qual você comprou aquela máscara incrível, que foi super bem indicada. Todo mundo se deu bem, menos você.

O assunto de hoje é Cronograma Capilar!

Mas que raios é Cronograma Capilar ? Ô Jú, eu nunca ouvi falar disso, ou até ouvi falar, mas esse trem é complicado demais da conta! Vamos usar o verbo no passado a partir de hoje ok? Cronograma capilar “era uma coisa complicada”... Até o presente dia de hoje. Vamos entender?

  •        O que é o Cronograma:

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos organizada em: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Até o presente dia de hoje sempre que você colocava a máscara de tratamento no cabelo chamava  de hidratação não é mesmo? Apesar de ser uma expressão muito usada, ela é incorreta! A hidratação é apenas 1 passo da rotina, e você vai entender o porquê.

  •        O que é Hidratação:

A função dela é resgatar, devolver, ou doar umidade ao cabelo. Principalmente para cabelos crespos e cacheados essa etapa é essencial pois eles são naturalmente ressecados. São produtos fáceis de achar, a base de vitaminas, frutas, mel, extratos de plantas, glicerina e D - Pantenol.
Sugestões de máscaras para todos os bolsos: 
  •        O que é Nutrição:

Sua função é devolver a oleosidade natural do cabelo, é a alimentação, a nutrição do cabelo mesmo. Ela vai tirar a opacidade, e vai dar brilho ao cabelo, e ajudá-lo a reter a umidade natural, pois restaura o manto hidro lipídico. Pra quem tem cabelos cacheados ajuda na definição do cacho. É constituída de óleos vegetais naturais e manteigas.
Sugestões de máscaras para todos os bolsos: 
  •        O que é Reconstrução:

É a reposição de proteínas como a queratina e aminoácidos essenciais.  Serve para cabelos elásticos, quebradiços, porosos, afros, danificados e quimicamente tratados. Ressalva: O excesso de queratina pode endurecer a fibra capilar e causar a quebra do cabelo, portanto nada de exageros.
Sugestões de máscaras para todos os bolsos: 
Cara diva, você provavelmente está estribuchando na frente do computador pensando: Como organizar isso? Bom, o cronograma se fecha num ciclo de 3 semanas. Você faz 3 aplicações semanais de máscara dando um intervalo de 48 horas entre elas. Pra vocês entenderem do que eu falei coloquei a tabela com o cronograma logo aqui abaixo:


Mas agora começa a pipocar na cabeça de vocês algumas perguntas do tipo:
  • Mas eu não tenho tempo pra lavar minha cabeça 3x na semana. Só tenho duas,o que eu faço?

Simples cara diva e leitora: Retire uma hidratação da semana do cronograma e mantenha o resto.
  • Tenho uma máscara que tem componentes de hidratação e nutrição juntos ou nutrição e hidratação e reconstrução juntos. Posso incluí-la no cronograma?
Sim cara amiga, se sua consciência deixar, você pode. O nosso Brasil é uma grande bagunça e a indústria cosmética não é obrigada por lei a separar os ativos dos produtos por esse tipo de classificação (nos EUA isso é obrigatório); e nem dizer a porcentagem dos ativos no produto o que é uma pena.  Você pode sentir qual a característica principal da máscara, aquela que predomina, se é nutrição, hidratação ou reconstrução e coloque em um dos dias do seu cronograma semanal ao qual ela se encaixa melhor.

  • Comprei uma máscara super cara e ela não serviu no meu cabelo.  Porque isso aconteceu?

Provavelmente seu cabelo não estava precisando do ativo principal da máscara ou não estava preparado para recebê-la.
Ex: Uma diva comprou uma máscara de reconstrução mas o cabelo dela estava muito ressecado. Cabelo ressecado precisa de água, portanto a máscara apropriada para aquele momento seria a de hidratação. As máscaras de reconstrução, encorpam o fio e tendem a fechar as cutículas do cabelo. Imagine você fechando a cutícula de um cabelo ressecado... Ele poderá absorver água? Não né gente? O resultado esperado nessa circunstância é: um cabelo pesado, opaco, rígido e extremamente ressecado. Deu pra sacar o pulo do gato? Portanto queridas divas sempre hidratem antes de reconstruir.

  •   Jú você segue algum cronograma?

Já testei o cronograma, usei durante um tempo e realmente é bom, reestruturou o meu cabelo. Mas eu sinceramente falando: Não sigo mais. Hoje em dia eu observo a necessidade do meu cabelo e dou pra ele o que ele esta querendo no dia. É quase como se fosse o meu bebê ( ele chora pedindo e eu atendo o pedido. kkkkk) Outro motivo: Meu tempo é curto, então faço aplicações de máscaras 2 vezes por semana. Seguindo o principio do cronograma. 



Bom, é muita informação, muito ativo e muita função. Pra melhorar a compreensão de vocês, fiz uma tabela a  qual poderão consultar e tirar as dúvidas sobre a que etapa do cronograma pertence os ativos das máscaras de vocês e para que servem ok?  Façam a festa!




Sei que podem surgir muitas dúvidas, ainda mais que o cronograma é um assunto complicado mesmo e gera trilhões de dúvidas. Vocês podem perguntar aqui mesmo no post ou pelo facebook na nossa página: http://divasmodeonfsa.blogspot.com.br/
Sou toda ouvidos, olhos e dedos pra responder vocês queridas!  Um grande beijo e até o próximo post!

Obs: Esse post é dedicado a minha diva super fofa e maravilhosa Mara Almeida. Agradeçam a ela esse post. Foi ela que pediu explicações detalhadas sobre o cronograma. Beijão Marinha!

17 comentários:

  1. Amei!!! só tbm nao tenho tempo pra fazer isso e já que meu cabelo é preto, liso e abençoado por Deus eu só observo ele e tambem dou o que ele ta pedindo kkkk bjs "Nice to meet you"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga...o importante é a gente fazer alguma coisa, e não ficar sem fazer nada pelos nossos cabelinhos. E Deus realmente foi legal d+ com vc! isso é muito bom! kkkkkk. Agradeço mesmo seu comentário e bjoo pra vc...
      "Nice to meet you too"

      Excluir
  2. Ótimo o post! Mas a Absolut Repair da L'ORéal P. é nutrição (tem bastante ceramidas, componente de nutrição) :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Mah, as ceramidas causam uma certa divisão de pensamentos, mas deixa eu te explicar pq ceramidas pra mim é R. O cabelo é composto na sua camada externa de células de queratina. Vc já deve ter visto fotos em que ela se assemelha a escamas. A ceramida é um lipidio que age como um cimento e sela as escamas evitando a perda hídrica. Se ela "sela a cuticula e impede a perda de água", ela tem propriedade reconstrutora. Não é pq ela é um lípidio que necessariamente ela seja De nutrição entende? E se vc observar o nome da máscara vai notar o nome REPAIR, que significa reparação e é de máscaras de Reconstrução. Espero ter esclarecido o assunto. Um beijo e muito obrigada pela sua opinião e por ter gostado do nosso blog! Grande beijo!

      Excluir
  3. Menina, adorei sua explicação...eu ando meia desnorteada, já comprei tanta coisa mas pareço barata tonta...dou 1000 voltas e cabo sempre no mesmo lugar, agora decidi dar um tempo para o meu cabelo...kkkkkkk
    Adorei seu blog e já sou sua seguidora, vem conhecer meu cantinho e se gostar fique a vontade para seguir.
    Bjs Bjs
    http://www.biroskadakeka.com.br/
    https://www.facebook.com/BiroskaDaKeka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou e obrigada por nos seguir! Tb to seguindo de volta! Informação nunca é d+!! E adorei o seu blog...com um tempinho passo lá pra ver suas resenhas! Bjão!

      Excluir
  4. Arrasou adorei. Com certeza vou fazer. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai fazer...sucesso pra vc! ;-)

      Excluir
  5. Tenho uma baita duvida, tenho cabelo crespo alisado. Posso lavar o cabelo 3 vezes na semana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... vc quer seguir o cronograma? se quiser seguir, sim, vc pode. Pois no cronograma toda lavagem é acompanhada de máscara de tratamento. Se não for seguir o cronograma, e nem tratar o cabelo nessa lavagem aconselho vc a lavar menos vezes, pois as lavagens sem tratamento tendem a retirar a oleosidade natural dos fios, e cabelos secos são carentes nesse aspecto.

      Excluir
  6. Ju, eu amei. Simplificou mesmo!! vou começar a fazer!!! Um dúvida: Quando eu for nutrir e resconstruir, é indicada essa ordem: Xampu-Máscara-Condicionador? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então gata, de preferência sim. O objetivo de se usar o condicionador é que ele ele sele a cuticula e mantenha a hidratação no fio. Isso só não é necessário se a sua máscara for ácida (com PH abaixo de 4,5). E se o condicionador tiver PH maior que a máscara. Salvo essa situação pode fazer dessa forma sim. Beijos!

      Excluir
  7. Amei...muito útil essa postagem...o meu está elástico e já sei qual o caminho... ;)bêjú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai fundo amiga e dps volta e me conta no que deu!

      Excluir
  8. Adorei a informação, tava precisando disso mesmo!! Agora eu sempre tenho dúvida, como utilizar o shampoo e o condicionador nesse cronograma? O shampoo imagino que a lógica é usar ele primeiro em todas as lavagens. Mas e o condicionador? Sei que ele sela a cutícula, logo é pra ser utilizado depois da máscara... mas todas as vezes? tanto na hidratação, quanto na nutrição e na reconstrução? Beijos, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Amei mesmo!!!Gostaria de saber algum "truque" para acelerar o crescimento do meu cabelo.Já vou defini-lo: extremamente seco,quebradiço, "elástico", demora pra secar,fica muito tempo úmido depois de lavado e possui química,pois é Loiro clarissimo. Será que só Milagre mesmo???

    ResponderExcluir