Cronograma Capilar - Aprendendo a cuidar dos fios.



Hoje queridas é aquele dia de entender o motivo pelo qual você comprou aquela máscara incrível, que foi super bem indicada. Todo mundo se deu bem, menos você.

O assunto de hoje é Cronograma Capilar!

Mas que raios é Cronograma Capilar ? Ô Jú, eu nunca ouvi falar disso, ou até ouvi falar, mas esse trem é complicado demais da conta! Vamos usar o verbo no passado a partir de hoje ok? Cronograma capilar “era uma coisa complicada”... Até o presente dia de hoje. Vamos entender?

  •        O que é o Cronograma:

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos organizada em: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Até o presente dia de hoje sempre que você colocava a máscara de tratamento no cabelo chamava  de hidratação não é mesmo? Apesar de ser uma expressão muito usada, ela é incorreta! A hidratação é apenas 1 passo da rotina, e você vai entender o porquê.

  •        O que é Hidratação:

A função dela é resgatar, devolver, ou doar umidade ao cabelo. Principalmente para cabelos crespos e cacheados essa etapa é essencial pois eles são naturalmente ressecados. São produtos fáceis de achar, a base de vitaminas, frutas, mel, extratos de plantas, glicerina e D - Pantenol.
Sugestões de máscaras para todos os bolsos: 
  •        O que é Nutrição:

Sua função é devolver a oleosidade natural do cabelo, é a alimentação, a nutrição do cabelo mesmo. Ela vai tirar a opacidade, e vai dar brilho ao cabelo, e ajudá-lo a reter a umidade natural, pois restaura o manto hidro lipídico. Pra quem tem cabelos cacheados ajuda na definição do cacho. É constituída de óleos vegetais naturais e manteigas.
Sugestões de máscaras para todos os bolsos: 
  •        O que é Reconstrução:

É a reposição de proteínas como a queratina e aminoácidos essenciais.  Serve para cabelos elásticos, quebradiços, porosos, afros, danificados e quimicamente tratados. Ressalva: O excesso de queratina pode endurecer a fibra capilar e causar a quebra do cabelo, portanto nada de exageros.
Sugestões de máscaras para todos os bolsos: 
Cara diva, você provavelmente está estribuchando na frente do computador pensando: Como organizar isso? Bom, o cronograma se fecha num ciclo de 3 semanas. Você faz 3 aplicações semanais de máscara dando um intervalo de 48 horas entre elas. Pra vocês entenderem do que eu falei coloquei a tabela com o cronograma logo aqui abaixo:


Mas agora começa a pipocar na cabeça de vocês algumas perguntas do tipo:
  • Mas eu não tenho tempo pra lavar minha cabeça 3x na semana. Só tenho duas,o que eu faço?

Simples cara diva e leitora: Retire uma hidratação da semana do cronograma e mantenha o resto.
  • Tenho uma máscara que tem componentes de hidratação e nutrição juntos ou nutrição e hidratação e reconstrução juntos. Posso incluí-la no cronograma?
Sim cara amiga, se sua consciência deixar, você pode. O nosso Brasil é uma grande bagunça e a indústria cosmética não é obrigada por lei a separar os ativos dos produtos por esse tipo de classificação (nos EUA isso é obrigatório); e nem dizer a porcentagem dos ativos no produto o que é uma pena.  Você pode sentir qual a característica principal da máscara, aquela que predomina, se é nutrição, hidratação ou reconstrução e coloque em um dos dias do seu cronograma semanal ao qual ela se encaixa melhor.

  • Comprei uma máscara super cara e ela não serviu no meu cabelo.  Porque isso aconteceu?

Provavelmente seu cabelo não estava precisando do ativo principal da máscara ou não estava preparado para recebê-la.
Ex: Uma diva comprou uma máscara de reconstrução mas o cabelo dela estava muito ressecado. Cabelo ressecado precisa de água, portanto a máscara apropriada para aquele momento seria a de hidratação. As máscaras de reconstrução, encorpam o fio e tendem a fechar as cutículas do cabelo. Imagine você fechando a cutícula de um cabelo ressecado... Ele poderá absorver água? Não né gente? O resultado esperado nessa circunstância é: um cabelo pesado, opaco, rígido e extremamente ressecado. Deu pra sacar o pulo do gato? Portanto queridas divas sempre hidratem antes de reconstruir.

  •   Jú você segue algum cronograma?

Já testei o cronograma, usei durante um tempo e realmente é bom, reestruturou o meu cabelo. Mas eu sinceramente falando: Não sigo mais. Hoje em dia eu observo a necessidade do meu cabelo e dou pra ele o que ele esta querendo no dia. É quase como se fosse o meu bebê ( ele chora pedindo e eu atendo o pedido. kkkkk) Outro motivo: Meu tempo é curto, então faço aplicações de máscaras 2 vezes por semana. Seguindo o principio do cronograma. 



Bom, é muita informação, muito ativo e muita função. Pra melhorar a compreensão de vocês, fiz uma tabela a  qual poderão consultar e tirar as dúvidas sobre a que etapa do cronograma pertence os ativos das máscaras de vocês e para que servem ok?  Façam a festa!




Sei que podem surgir muitas dúvidas, ainda mais que o cronograma é um assunto complicado mesmo e gera trilhões de dúvidas. Vocês podem perguntar aqui mesmo no post ou pelo facebook na nossa página: http://divasmodeonfsa.blogspot.com.br/
Sou toda ouvidos, olhos e dedos pra responder vocês queridas!  Um grande beijo e até o próximo post!

Obs: Esse post é dedicado a minha diva super fofa e maravilhosa Mara Almeida. Agradeçam a ela esse post. Foi ela que pediu explicações detalhadas sobre o cronograma. Beijão Marinha!

17 comentários:

  1. Amei!!! só tbm nao tenho tempo pra fazer isso e já que meu cabelo é preto, liso e abençoado por Deus eu só observo ele e tambem dou o que ele ta pedindo kkkk bjs "Nice to meet you"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga...o importante é a gente fazer alguma coisa, e não ficar sem fazer nada pelos nossos cabelinhos. E Deus realmente foi legal d+ com vc! isso é muito bom! kkkkkk. Agradeço mesmo seu comentário e bjoo pra vc...
      "Nice to meet you too"

      Excluir
  2. Ótimo o post! Mas a Absolut Repair da L'ORéal P. é nutrição (tem bastante ceramidas, componente de nutrição) :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Mah, as ceramidas causam uma certa divisão de pensamentos, mas deixa eu te explicar pq ceramidas pra mim é R. O cabelo é composto na sua camada externa de células de queratina. Vc já deve ter visto fotos em que ela se assemelha a escamas. A ceramida é um lipidio que age como um cimento e sela as escamas evitando a perda hídrica. Se ela "sela a cuticula e impede a perda de água", ela tem propriedade reconstrutora. Não é pq ela é um lípidio que necessariamente ela seja De nutrição entende? E se vc observar o nome da máscara vai notar o nome REPAIR, que significa reparação e é de máscaras de Reconstrução. Espero ter esclarecido o assunto. Um beijo e muito obrigada pela sua opinião e por ter gostado do nosso blog! Grande beijo!

      Excluir
  3. Menina, adorei sua explicação...eu ando meia desnorteada, já comprei tanta coisa mas pareço barata tonta...dou 1000 voltas e cabo sempre no mesmo lugar, agora decidi dar um tempo para o meu cabelo...kkkkkkk
    Adorei seu blog e já sou sua seguidora, vem conhecer meu cantinho e se gostar fique a vontade para seguir.
    Bjs Bjs
    http://www.biroskadakeka.com.br/
    https://www.facebook.com/BiroskaDaKeka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou e obrigada por nos seguir! Tb to seguindo de volta! Informação nunca é d+!! E adorei o seu blog...com um tempinho passo lá pra ver suas resenhas! Bjão!

      Excluir
  4. Arrasou adorei. Com certeza vou fazer. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma baita duvida, tenho cabelo crespo alisado. Posso lavar o cabelo 3 vezes na semana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... vc quer seguir o cronograma? se quiser seguir, sim, vc pode. Pois no cronograma toda lavagem é acompanhada de máscara de tratamento. Se não for seguir o cronograma, e nem tratar o cabelo nessa lavagem aconselho vc a lavar menos vezes, pois as lavagens sem tratamento tendem a retirar a oleosidade natural dos fios, e cabelos secos são carentes nesse aspecto.

      Excluir
  6. Ju, eu amei. Simplificou mesmo!! vou começar a fazer!!! Um dúvida: Quando eu for nutrir e resconstruir, é indicada essa ordem: Xampu-Máscara-Condicionador? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então gata, de preferência sim. O objetivo de se usar o condicionador é que ele ele sele a cuticula e mantenha a hidratação no fio. Isso só não é necessário se a sua máscara for ácida (com PH abaixo de 4,5). E se o condicionador tiver PH maior que a máscara. Salvo essa situação pode fazer dessa forma sim. Beijos!

      Excluir
  7. Amei...muito útil essa postagem...o meu está elástico e já sei qual o caminho... ;)bêjú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai fundo amiga e dps volta e me conta no que deu!

      Excluir
  8. Adorei a informação, tava precisando disso mesmo!! Agora eu sempre tenho dúvida, como utilizar o shampoo e o condicionador nesse cronograma? O shampoo imagino que a lógica é usar ele primeiro em todas as lavagens. Mas e o condicionador? Sei que ele sela a cutícula, logo é pra ser utilizado depois da máscara... mas todas as vezes? tanto na hidratação, quanto na nutrição e na reconstrução? Beijos, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  9. Amei mesmo!!!Gostaria de saber algum "truque" para acelerar o crescimento do meu cabelo.Já vou defini-lo: extremamente seco,quebradiço, "elástico", demora pra secar,fica muito tempo úmido depois de lavado e possui química,pois é Loiro clarissimo. Será que só Milagre mesmo???

    ResponderExcluir