Um não ao preconceito capilar!



Olá meninas...hoje falaremos sobre cabelo, mas não da forma que estamos acostumadas a falar. Esse texto é um desabafo mesmo e hoje tem mais haver com aceitação, formas de enxergar a beleza e preconceitos que criamos em torno de cabelos.
Confesso que até queria falar sobre alguma dica e receita de rosto ou pros cabelos, mas hoje pela manhã li um texto num blog em que uma blogueira se posicionou contra o fato de as ruivas terem promovido um encontro entre elas. Em resumo o que ela disse é que se colocar como ruiva e organizar um encontro de “raridades” era como se estivessem se colocando como superiores.  Quem quiser ler o texto da pessoa na íntegra, e tirar suas conclusões,clique aqui.
Gente, nada contra as ruivas, até porque também sou ruiva (comprada, de salão, porém ruiva). E também digo que não possuo um posicionamento radical como a moça do texto. Pois pra mim se ela acha que existe uma superioridade ruiva, isso está dentro da cabeça dela e não na das pessoas, mas enfim... tenho notado que esse lance de cabelo nos grupos e páginas do facebook às vezes tem deixado as coisas um pouco veladas e obscuras. É um tal de gente que diz estar sofrendo preconceito que não está no gibi.
Isso não se aplica somente as meninas negras ou cacheadas, mas a todas! Tenho visto preconceitos contra henezadas, cacheadas, lisas, ruivas... no final ninguém ta imune contra isso.  As pessoas tem uma ideia que para tentarem elevar a auto estima própria ou dos outros (seguidores em paginas, blogs, twiters e etc), precisam rebaixar outras. E não é assim que o mundo funciona gente!
Sentir-se bem tem tudo haver com si mesmo e nada haver com ninguém. Tenho visto frases como:
  • Em terra de chapinha quem tem cachos é rainha.
  • Em terra de chapinha quem é cacheada ta sem grana.
  • Ser ruiva/lisa/cacheada/loira é outro nível.
Essas frases quando são soltas em redes sociais, principalmente em páginas de humor, tem um efeito devastador sobre algumas meninas. Já vi posts de gente reclamando do preconceito intrínseco e disfarçado de humor sob a forma de uma foto de um personagem famoso da tv como o Félix da novela das 8 (que só começa as 9).
Gente, é o seguinte: Minha visão; vocês podem até discordar, mas vou falar a opinião de alguém que já foi lisa forçada (de usar chapinha e alisamentos) e hoje é cacheada (meu cabelo natural).
No principio quando fiz a transição do liso pro cacheado e senti os benefícios pra mim, eu também postava essas frases. Claro que pessoas de cabelo cacheado sofrem mais preconceito. Até porque uma grande maioria das cacheadas é negra, e o fator racial também está incluso nisso. Mas a gente ouve tanto que o nosso cabelo é bombril, duro, arapuca ou coisas do tipo que quando a gente se assume e se orgulha a gente fica meio besta mesmo e começa a tacar o pau nas lisas. É uma espécie de revanche sabe... Mas isso não é saudável.
Com o passar do tempo eu parei com esse tipo de atitude pois hoje em dia eu consigo enxergar que há beleza em tudo. Ando pelos grupos e vejo cabelos lisos, castanhos, pretos, loiros, ruivos, cacheados, longos, curtos, até coloridos de cores não usuais como azul , roxo e rosa. Mas um detalhe: Belíssimos!!!!
Não é o tipo de cabelo que você tem que torna ele bonito ou superior, é o cuidado que você dispensa a ele. Um cabelo bonito é um cabelo bem tratado, sem pontas duplas, porosidade, inteiro, brilhante e sedoso...pra mim isso é um cabelo bonito; independente da forma ou cor que tenha.  Faço minhas as palavras da Rayza Nicácio: “Não existe cabelo ruim!”.
O que existe gente são cabelos maltratados, mal cuidados e mal cortados e fim.  Claro que essa é uma visão bem particular minha, são impressões e opiniões próprias, mas acho que assim como se luta pela não segregação racial e social, devemos começar a travar uma batalha interna da não segregação capilar.
A beleza está na pluralidade gente. Loiras, morenas, ruivas, negras... todas são lindas e cada uma do seu jeito. Por isso montei essa foto com as blogueiras que eu mais gosto de acompanhar. Olha como elas são todas diferentes, porém lindas, cada uma ao seu modo. Imaginem como o mundo seria se apenas uma raça existisse (por sinal era essa a ideia de Hitler)? Que graça haveria no mundo se houvesse de frutas apenas bananas? E se eu não gostasse de banana? E que graça haveria se só houvesse de flor margaridas? Eu não gosto do cheiro delas. Conseguem enxergar a grande chatice que seria nosso mundo se não houvesse diversidade?
O que resta a nós é refinarmos nosso olhar e abrir a mente para enxergar diferentes belezas nos diversos tipos de cabelo que vemos. Depois que me libertei da minha visão pequena e limitada consigo admirar e elogiar diversos tipos de cabelo e não desmerecer ninguém.
Antigamente quando via um cabelo detonado minha tendência era a crítica. Depois que meu cabelo foi detonado (contei essa história aqui) eu vi como é difícil as pessoas reparando no seu defeito, te criticando, e o pior: ninguém te ajudando. Até refaço o velho ditado: Corte químico no cabelo dos outros é refresco! Hoje quando eu vejo um cabelo detonado seja lá por que motivo for, não me vem a mente uma crítica. O sentimento que toma conta de mim é a compaixão, pois nem sempre a pessoa tem conhecimento pra cuidar do cabelo e vamos combinar...num país em que a maioria dos cabeleireiros nem sabe o que é cronograma capilar ou simplesmente omite isso do cliente pra obrigá-lo a ir para o salão, é de dar dó mesmo.
Com o passar do tempo fui adquirindo conhecimento de diversas técnicas que podem salvar os fios e isso me faz querer ajudar. Encosto na pessoa e começo a catequizar o ser humano com coisas do tipo:
  • Você sabe o que é o cronograma capilar? Sabe como faz?
  • Sabe o que é/ já fez umectação?
  • Ta com o cabelo detonado, poroso, elástico?  Você já fez reconstrução ácida, UTI, selagem dos fios?
E assim por diante. A palavra de ordem meninas é tolerância. Vamos nos conscientizar que o que torna a gente superior aos olhos de Deus e dos homens é nosso caráter, bondade, boa vontade, e outras qualidades. E isso tudo são coisas que estão dentro de nós, mas para que outros vejam precisamos exteriorizar. Mas se tiver um cabelo bonito (seja ele como for) pra combinar, melhor!
Beijos !!!

Já curte nossa página no face? https://www.facebook.com/divasmodeonfsa

14 comentários:

  1. nossa adorei o post,e concordo TOTALMENTE com vc,o que importa realmente e se sentir bem (seja vc lisa cacheada, morena ou loira, muitas vezes brigamos por sermos criticadas (por sermos cacheadas) e não percebemos que tb estamos criticando e sendo preconceituosas...os sites e blogs de beleza servem pra levantar a auto estima e não para acharmos q somos melhores ou piores q outras....

    ResponderExcluir
  2. Ai gente. Que assunto bobo! Deixa as meninas marcarem encontros, fazerem grupos especiais... Conversarem e trocarem figurinhas por terem cabelos parecidos e problemas capilares parecidos. Só não podem avacalhar quem não é igual.
    Fora isso, qual o problema de um grupo de loiras? Ou com henê? Vejo problema nenhum...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei amei amei! Eu estou passando pela transição e realmente... sempre que vejo uma garota com o cabelo alisado, que não é natural, vem críticas na minha cabeça... mas poxa, se ela tá feliz daquele jeito e tá cuidando bem do cabelo, sabendo das consequencias que alisamento traz pra saúde, quem sou eu pra juga-lá? Obrigada msm por abrir minha mente, realmente nunca pensado nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal saber disso...realmente, às vezes a gente "fecha" a mente pra algumas coisas, mas to achando o máximo ver que ajudei pessoas como vc a ter um novo conceito, mais tolerante! Obrigada a vc pelo feedback maravilhoso!

      Excluir
  4. Linda sua observação!de fato cada uma de nós somos bonitas de acordo com nossa natureza! seja como for.Muito bacana você abrir esta pauta, pq o que leio na net, em muitos blogs são declarações veladas e preconceituosas.
    Temos que fazer coro com o que disse, vivemos em um país multirracial,de vários tons de pele, de vários tipos de cabelos,afro,liso,cacheado seja qual cor for cada um é bonito em sua forma, é o que disse o que tem é cabelo mal tratado, judiado,daí vai da pessoa.
    Um super beijo para vce fiquei muito feliz mesmo em está lendo sua resenha q bacana, abraços linda.

    Simone Nogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, gostei muito de saber da sua opinião. E fico ainda mais feliz é de saber que tem gente que pensa de forma parecida comigo, com uma visão mais aberta do mundo. Beijão querida!

      Excluir
  5. Ai menina, cheguei aki por indicação de uma das meninas do grupo cabelos cacheados e concordei com tudo! Pq a gente reclama que ninguém entende a gente querer voltar aos cachos, mas não entende quem não quer, quem quer continuar alisando, "relaxando a raiz" ... Engraçado né? É a base do racismo, não querer entender o outro. Muito bacana mesmo o texto! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc "caiu aqui por acaso"! rs
      Seja muito bem vinda e bacana ter gostado do texto. ;-)

      Excluir
  6. Juciara, você disse tudo! Esses rótulos e competições entre ''Meu cabelo é diferente e único'' me irritam profundamente, eu estou passando pela minha fase de transição de lisa para cacheada, mas adoro me sentir diferente e revezo uma semana com escova, outra semana cacheadinha e me deixa bem triste ouvir minha avó com aquele ar preconceituoso, virar para mim ''Você vai com esse cabelo horroroso? Não penteia não?'' mas a vida segue e não desisto dos meus cachinhos mas também não abomino as lisas, até por que também entro nesse time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...vc joga dos dois lados colega...e parabéns pela determinação de passar pela transição. É um caminho longo e árduo...só te desejo força.
      E obrigada por comentar, adorei seu depoimento! :-D

      Excluir
  7. Olha, nunca estive no seu blog antes, mas gostei mto do seu testo, pq daqui a pouco a gente sai da ditadura do cabelo liso e cai na ditadura do cacheado, sai da ditadura do cabelo com química e cai na do natural... sinceramente, amo meu cabelo cacheado e acho q tenho todo o direito de assumi-lo como é, mas se tem uma cacheada que não se gosta de cabelo cacheado acho q ela tbém tem todo o direito de alisar, se não gosta da cor tem o direito de mudar... e assim vai. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, cada um no seu quadrado...ops, quis dizer com seu cabelo! kkkkkk
      Brincadeira...rs
      E que bom que gostou...seja bem vinda a nossa família de Divas.

      Excluir