Reconstrução ácida e os benefícios do PH ácido para os cabelos.



E quem esqueceu das aulas de química no colégio hoje vai relembrar! A lição de casa da pró Jú é sobre a reconstrução ácida e os benefícios  do Ph ácido para o nosso cabelo. Primeiro, caso alguém não saiba ou não se recorde do que é, Ph é o símbolo para a Potencial hidrogeniônico  ou potencial de hidrogênio que indica Acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
Vamos ao básico sobre PH:
De 1 a 6,9 – PH ácido / 7 – PH neutro / 7,1 a 14 – Alcalino ou básico. 

Agora aplicando os conceitos de PH aos cabelos meninas, o buraco é mais embaixo , mas porque eu digo isso? Nosso corpo é uma coisa sabiamente projetada. O PH do nosso couro cabeludo e cabelo geralmente fica em torno 5,5. O PH do cabelo não é neutro justamente para evitar dermatites no couro cabeludo e infecções, por isso ele tem de ser um pouco ácido. Então quando falamos de cabelo temos de tomar como referência o Ph natural do cabelo que é de 5,5 como se fosse neutro.
Tudo (exceto água pura) acima de 5,5 vai ser considerado alcalino e tudo abaixo disso, será considerado ácido. Sacaram o pulinho do gatinho? Mas no que isso influencia na beleza e saúde dos nossos fios?
Se tratando de cabelo, tudo que é ácido tem efeito constritor e selador. A cutícula fica fechada e assim retém a hidratação no cabelo, dá brilho, maciez e sedosidade. Exemplo de cutícula aberta e fechada: 


Geralmente produtos de finalização tendem a ser mais ácidos: Máscara de tratamento, condicionadores e leave-ins.
Já tudo que é alcalino tem a tendência de abrir a cutícula e expor o córtex (parte interna do fio).  Quando o cabelo esta assim com a cutícula exposta é mais fácil fazer alterações na sua estrutura. Produtos como: Shampoo anti-resíduos, relaxamento, escovas progressivas e colorações fazem isso.  Essa tabelinha mostra bem os procedimentos e produtos e sua relação com o PH:


Então saibam que: Todo bom produto de tratamento para os cabelos tem PH igual ou inferior a 5,0 e todo produto que gera ou ajuda em algum tipo de transformação capilar tem ph acima de 6,0. Isso pode ser muito útil na hora das comprinhas de produtos visto que algumas empresas muito legais já tem colocado essa informação na embalagem. As que não colocam, sinto informar, estão atrasadas e perdendo uma fatia de mercado que são as meninas bem informadas sobre cabelo!
Como vocês já se conscientizaram do bem que o lance da acidez faz pelo cabelo, vamos agora a algumas considerações sobre reconstrução capilar. Mas qual a diferença entre a reconstrução normal e a queridinha das reconstruções caseiras: A reconstrução ácida?
A reconstrução (parte do cronograma capilar) como todo mundo ta careca de saber serve para selar as cutículas e fortalecer o cabelo. A reconstrução ácida sela os fios e deixa os cabelos protegidos estabilizando seu PH.
Agora vamos falar um pouquinho sobre por que reconstruir os cabelinhos: Bom meninas, conforme a tabelinha que postei lá em cima processos químicos que modificam a estrutura capilar como colorações e descolorações, relaxamentos e alisamentos necessitam das cutículas abertas para poder modificar o cabelo.  Quem faz esse tipo de procedimento perde muita queratina no processo e os danos no cabelo são visíveis.
Um dos mitos que se tem é que todo mundo deve fazer só 1 reconstrução por mês,  pois pegaram a pobre da queratina pra Cristo, e espalharam a fama que a coitadinha deixa o cabelo duro, e que o excesso pode ocasionar a quebra do cabelo. Isso pode realmente acontecer? Sim gente, isso pode acontecer, mas tem os poréns... Em que casos a queratina faz isso? Em casos de cabelos que não são hidratados (Inclusive já falei sobre isso no post sobre cronograma capilar), pois não se fecha uma cutícula sem ter hidratação dentro. Já outras pessoas demonstram ter uma certa intolerância a queratina e às vezes até a outras proteínas, e claro...se você faz de 2 a 3x por semana pode vir a ter também, pois tudo d+ é sobra.
Bom gente, isso me lembra uma historinha: Era uma vez um tempo atrás quando as pessoas descobriram a queratina...ela era a solução pra todos os problemas capilares possíveis. Os salões indicavam a torto e a direito e foi assim que a pobre da queratina passou de salvadora da pátria a vilã, pois o uso indiscriminado e sem o mínimo critério havia sido adotado. E daí se criou o mito que a queratina “faz mal”!
 Aí você me bota no canto e diz: No cronograma capilar oficial consta que se deve reconstruir uma única vez ao mês. Sim gente, realmente é isso que consta, o cronograma foi feito como base e pra cabelos normais, mas a gente pode inventar e reinventar em cima dele. Mas gente, na boa, quem ta com o cabelo elástico, poroso, quebradiço e destruído e faz apenas uma reconstrução por mês, como que recupera isso? Simples: Não recupera! Esse tipo de cabelo é muito danificado e requer uma intervenção maior na sua reestruturação.  Nesses casos, dar uma “arrochada” na reconstrução não faz mal. Conheço relatos de pessoas que fazem 1 reconstrução por semana ou a cada 15 dias, e o cabelinho ta lindo muito bem, obrigada! E tem cabelos que amam queratina e reconstrução. Não é a minha fase predileta do cronograma, mas cada cabelo tem uma necessidade e sou a favor de dar o que fio pede. Portanto amiga, se seu cabelo ta acabado por causa de quaisquer desses processos acima citados se jogue na reconstrução, porém seguindo alguns cuidados:

  • Tente alternar as máscaras de queratina com máscara com aminoácidos para não hiperqueratinizar e ficar com a sensação de “cabelo duro”.
  • Se seu cabelo tem aversão total a queratina use apenas máscaras com aminoácidos como arginina, cisteína, creatina, ou outras proteínas como colágeno, proteínas da soja, trigo ou do leite.
  • Sempre inclua as outras etapas do cronograma (Hidratação e nutrição) no seu tratamento, afinal nem só de queratina vive os nossos cabelos. A falta deles pode deixar seu cabelo opaco, sem vida e quebradiço.

Mas então pra que serve a reconstrução ácida?
Ela serve para normalizar o PH dos fios quando as escamas estão excessivamente abertas.  Às vezes a pessoa fez várias reconstruções e nenhum tipo deu efeito. Se seu cabelo passou por isso, se jogue na reconstrução ácida!  Existem várias linhas de produtos que tem a reconstrução ácida, mas assim como eu você pode fazer em casa com produtos mais baratos e conseguir excelentes resultados!

Vamos à receitinha (fingindo que é uma receita de bolo...! kkkkkkk)
Ingredientes:

Shampoo
Vinagre de maçã ou arroz

Máscara reconstrutora
Máscara de hidratação
Condicionador
Leave in/ Creme sem enxague

Modo de fazer:
Lave o cabelo com shampoo 2x para que fique bem limpo, enxágue.
Dilua o vinagre na proporção de  ½ xícara de vinagre para 4 xícaras de água. Jogue metade da mistura no cabelo e reserve o restante, você vai precisar de depois. Deixe por 5 minutos.
Aplique a máscara reconstrutora no cabelo deixe por 10 minutos e enxágue.
Aplique a máscara de hidratação no cabelo deixe por mais 10 minutos e enxágue.
Aplique o condicionador e enxágue.
Jogue o restante da água de vinagre que deixou reservada nos cabelos e dessa vez não enxágue, o vinagre fica no cabelo!
Aplique o leave in de sua preferência.
OBS: O processo em cabelos danificados pode ser repetido a cada 15 dias. 

Vamos às minhas considerações pessoais:
Meninas, segredinho... o lance da vida é a gente sacar as coisas...pensei com meus botões: O trem se chama reconstrução ácida, então vou usar tudo que tiver PH mais baixo aqui na minha prateleira de cremes. E foi isso que eu fiz, o resultado ficou simplesmente maravilhoso!
Usei a minha linha Curly Wurly da Lola inteira no processo, pois ela tem o PH baixo, o shampoo é 5,0 e o condicionador e leave in são de ph 4,0 e na composição tem vinagre balsâmico. As máscaras que usei foram: Reconstrução - keramax e Hidratação - head e sholders azul.
Fiz a minha reconstrução ácida no sábado. Como eu tinha que retocar minha coloração na segunda, achei necessário repor um pouco de queratina, pois sabia que meus fios iam ser agredidos, precisava blindar os bichinhos. Senti na hora a sedosidade do cabelo, senti meus fios alinhados, macios e não ficou duro! Aleluia né gente? Kkkkkkkkkk  E como brilhava! Brilhou muito!
Minhas cutículas ficaram super fechadinhas. A única coisa que não gosto muito na Reconstrução é que nesse dia os meus cachos não definem direito, mas quer saber?  Valeu a pena! Fiz minha coloração na segunda e nem parece que meus fios passaram pelo processo. Antes meu cabelo ficava um pouco ressecado e isso não ocorreu.
Então meninas que precisam, reconstruam seus cabelinhos e se precisar de um tratamento especial, se jogue na reconstrução ácida! Beijos pra vocês!

Já curte nossa página no face? https://www.facebook.com/divasmodeonfsa







6 comentários:

  1. Depois de passar o vinagre pela primeira vez, antes da mascara reconstrutora, tenho que enxaguar tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim flor, na primeira vez que aplica o vinagre vc enxágua, mas a última vc deixa no cabelo.

      Excluir
  2. Ju, passo a máscara reconstrutora e a de hidratação e deixo qto tempo cada uma? Ah!!!! Meu cabelo tá detonado por alisamentos, selamentos e já estou há 4 meses sem química! Adorei esse blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deixa cada uma por 10 minutos.
      E que bom que gostou do nosso blog, venha sempre nos visitar!
      Bjoo!

      Excluir
  3. Amei o texto . reconstruindo com consciência em 3,2,1 ... kkkk bjo

    ResponderExcluir