Divando Com O Mix Perfeito: Técnica Indiana + Método Crono Óleos



Olá divas! Pirou no cabelo dessa atriz indiana? Eu também! E se eu disser que você pode ficar com um cabelo parecido? Estou aqui me coçando pra contar as novis pra vocês: O meu novo método de tratamento capilar. Trata-se do mix das técnicas indiana e da crono óleos.
Primeiro vamos relembrar algumas coisas sobre óleos.  Eles geralmente entram na fase de nutrição do cronograma capilar. Nutrir significa fornecer nutrientes, alimentar. Como todos os óleos possuem nutrientes como vitaminas, minerais e ácidos graxos como ácido linoleico (ômega 6) e ácido oleico (ômega 9), todos participam da nutrição.
A técnica da crono óleos aprendi com uma blogueira que eu considero a guru dos óleos, a Érica Nasch*. O lance é que eu a uni a outra técnica, a indiana, e acabei criando a minha própria versão de crono óleos.
Gente, o segredo de beleza que deixa as indianas com aqueles cabelos magníficos é umectar, umectar e umectar! Elas fazem umectação antes de TODAS AS LAVAGENS! Elas usam a umectação como um tratamento pré shampoo e deixam o máximo de tempo possível antes da lavagem. Os óleos mais usados por elas são o óleo de brahmi e o óleo de amla (originais de lá), mas principalmente o nosso queridinho óleo de coco.  Eu já havia percebido que meu cabelo por ser extremamente seco ama umectação, e saber disso foi um sopro de vida nos meus conhecimentos e nos meus cabelos!
A técnica original da crono óleos consiste em batizar as máscaras de tratamento com óleos com função correspondente a fase do cronograma capilar.  A medida é 1 colher de óleo para 2 colheres de sopa de máscara. Um exemplo:

  • Dia de Hidratação - Acrescentar à máscara de H um óleo com função de ajudar na retenção hídrica do fio ou que seja adequada a seu tipo de cabelo como: óleo de oliva, macadâmia, pequi, abacate, etc.
  • Dia de Nutrição – Acrescentar a máscara de N qualquer óleo que queria e seja adequado ao seu tipo de cabelo. Pode ser feita a umectação normal no cabelo.
  • Dia de Reconstrução – Acrescentar a máscara de R, óleos ricos em ceramidas, pois esse lipídio se deposita entre as escamas de queratina do cabelo e age como se fosse um cimento selando a cutícula. Os óleos com maior concentração de ceramidas são o óleo de café, cártamo, semente de uva e girassol. Eu pessoalmente to usando o óleo de cártamo e to amando!

Bom gente, como eu disse, essa é a técnica resumida e original da Érica*. Mas eu dei uma leve modificada. Foi depois assistindo um vídeo sobre os segredos de beleza das indianas que eu vi a luz! Sim gente... e não foi a luz branca não! Eu pensei: Se as indianas fazem umectação a cada lavagem, porque eu não posso fazer?  E já que era pra umectar a cada lavagem porque não usar o método da crono óleos aliado a isso? Eu não batizo a máscara, eu batizo logo é o cabelo inteiro! Kkkkkkkkkk Comecei os testes a uns 15 dias atrás, E sabe que meu cabelo ta gostando do negócio?  Gente, ta nascendo cabelo como nunca em mim! Os toquinhos estão aqui por dentro apontando. Uma certeza: A culpa é do óleo de coco + óleo de rícino + o tônico de alho dentro dessa mistura!
Agora vamos ao meu procedimento: Eu aplico o principio indiano de que quanto maior o tempo do óleo no cabelo maior o beneficio. Então aplico a umectação a noite e coloco uma touca plástica na cabeça. Por cima da touca plástica coloco uma de pano. Aquelas toucas que o pessoal geralmente usa pra dormir quando tem cabelo liso e quer preservar a escova.
No outro dia de manhã lavo com shampoo sem sulfato, o que é importante, pois o shampoo sem sulfato ajuda a preservar a oleosidade do cabelo. Aplico a máscara correspondente ao dia do cronograma, enxáguo, aplico o condicionador e por último uso vinagre de arroz como acidificante (vou falar melhor sobre ele semana que vem, aguardem!) pra fechar as cutículas e preservar todo o meu processo dentro do fio.
Como eu sei que vocês vão perguntar, lá vai a receita do vinagre de arroz: Coloco em 1 copo americano de 200ml um dedinho de vinagre que pode ser de maçã ou arroz, e completo o resto com água.
Fiz uma leve alteração no cronograma normal pois eu vou retocar a tinta do cabelo semana que vem, e como o cabelinho costuma sofrer com a descoloração, estou preparando ele desde já. Estou fazendo uma reconstrução por semana, só que eu alterno o uso. Uma semana uso uma  máscara com queratina, e na outra uso uma com aminoácidos. Então minha crono da semana ficou assim : Hidratação, Reconstrução, Nutrição. E sei que após a coloração meu cabelinho vai sofrer de novo, então vou continuar com esse cronograma durante algum tempo ainda. Bom gente, fiz uma tabelinha mostrando como ficou meu cronograma especial detalhadamente : 


Bom meninas, os resultados já apareceram pra mim com 1 semana de uso. Em todo lugar que eu passo meu cabelo chama atenção pela beleza. Os cachos ficam super definidos. Todo mundo desde que comecei a usar disse que ele esta mais bonito , brilhoso, cheiroso e a cada dia mais cheio. Até conhecidos homens que não são de reparar dizem que meu cabelo está a cada dia mais bonito. Meu pai é um dos maiores fãs do meu cabelo, ele me vê pela manhã e fala: - Mô (apelidinho carinhoso tá gente...rs) teu cabelo tá é bonito! Fora amigos que moram longe, em outros estados inclusive quando vêem minhas fotos dizem a mesma coisa. As pessoas notaram a mudança! Aqui uma foto do fim de semana passado do dia que fiz nutrição:
Mas gente, uma ressalva...Antes de sair bancando Aloka psicopata da nutrição como eu, algumas observações e cuidados são necessários:

  • Esse método é indicado para quem assim como eu tem cabelos extremamente secos e que amam nutrição. Seja lá qual for a causa do ressecamento do seu cabelo, ele vai ajudar.
  • Se o seu cabelo não é fã de nutrição, não faça, ou faça de forma resumida. Cada cabelo gosta mais de uma coisa, então faça um teste pra ver se você gosta ok?
  • Se você fica de cabelo duro com queratina, ou não é fã de proteínas, use a máscara de reconstrução apenas 1x por mês como no cronograma normal.
  • Se você tem cabelo oleoso, evite meu método. Use o método original da Érica com óleos apropriados para cabelos oleosos como: Copaíba, jojoba e semente de uva. 
  • Caso não goste ou não consiga dormir com os óleos na cabeça, tudo bem, o importante é que eles fiquem no mínimo meia hora pra fazer algum tipo de efeito. Mas quanto maior o tempo que ele fica na cabeça, melhor é o resultado.
  • Só uso óleo de rícino 1x na semana no couro cabeludo, nos outros dias passo o óleo apenas no comprimento cabelo.
  • Se você sentir algum tipo de coceira ou dor de cabeça, suspenda o uso do óleo. Evite passar no couro cabeludo, pois o folículo absorve a substância e joga na circulação sanguínea. Algumas pessoas passam óleo de rícino no couro cabeludo várias vezes durante a semana e relatam tais sintomas. Portanto gente, moderação é a palavra de ordem.

  • Algumas pessoas tem alergias a alguns tipos de alimento como amendoim, então nada de usar óleo de amendoim ok? O mesmo vale pro resto. Não é porque um produto é natural que você fica a salvo de ter uma reação alérgica. Então se você sabe que é alérgica a determinado componente, evite.

  • Para cabelos tratados quimicamente os óleos mais apropriados são: Linhaça, coco, andiroba, cártamo, semente de uva, argan, rícino e amendoim.

Divas, esse cronograma projetei pra mim, mas vocês podem modificá-lo e colocar no jeitinho de vocês. Cada cabelo é mais chegado em uma etapa do cronograma, então naquela que ele gosta mais, invista. Mas claro, sem deixar as outras de lado. Tudo é importante, mas o mais importante é a gente passar a conhecer nosso cabelo e com o tempo sacar o que ele precisa. Foi assim que eu desenvolvi essa técnica linda e que deu super certo no meu cabelo.
Bom meninas, espero que esse post ajude muitas de vocês que assim como eu estavam sofrendo com o ressecamento. Um grande beijo e bora divar de cabelo saudável e brilhante por aí! Até a próxima!

Já curtiu nossa página no face? Se não curtiu, a hora é essa! ;-)
https://www.facebook.com/divasmodeonfsa

*Nota: Meninas, um esclarecimento... Esse post foi lançado pela manhã, e hoje a noite foi necessário que eu o editasse. Durante a divulgação desse post no facebook, acabei descobrindo que a verdadeira autora do método crono óleos não é a Erica Nasch e sim Adriana Volpi, que é uma pessoa que ama tratamentos naturais e estudou 13 anos para desenvolver  o método. Por pura desinformação dei crédito a pessoa errada e estou me retratando publicamente com a autora com a qual já conversei, me entendi e prometi que faria isso. Ela me disse para divulgar o método pois faz muito bem. Pra mim conhecer a autora e receber sua benção foi muito especial. Um abraço Adriana e sucesso nos seus novos projetos!

20 comentários:

  1. Olá! Muito interessante seu post. Eu já virei fã da umectação, mas infelizmente o tempo anda curto pra deixar o óleo na cabeça por muito tempo, mas tô dando meus jeitos. E resolve mesmo, o cabelo melhora demais com o cronograma aliado aos óleos. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post...eu também sou apaixonada por umectação.
      E o cronograma aliado aos óleos certos é vida nova pro cabelo!
      Beijos querida!

      Excluir
  2. ADOREIIIIIIIIIIIII

    Muito completo o post, parabéns!!!

    Carol

    ResponderExcluir
  3. nossa! seu cabelo é lindo! *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta ficando cara amiga, ta ficando!!! Muito obrigada! *-*

      Excluir
  4. Amo umectação e óleos. Será que tem algum para pontas duplas? Meu cabelo tem muitas. ):
    Amei o post!
    Seguindo.
    otoquesublime.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, na verdade, qualquer óleo ajuda nas pontas duplas mas o óleo de rícino em especial encorpa o fio e é excelente pra esse fim!

      Excluir
  5. Que espetáculo de cabelo, guria!! E esse olho então? É lente? haha
    Babei aqui :)
    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio querida! E o olho é natural de fábrica! kkkkkkk
      Que bom que gostou do nosso blog. Seja bem vinda!

      Excluir
  6. Juciara amei o post como sempre soou suspeita mas vale kkkkkkkk... eu estava essa semana lendo sobre os óleos indianos que são maravilhosos e mt difíceis de achar ou em SP ou RS pra achar para nós só pelo site amazon.cu.uk ... lí sobre esse óleo de amla ele é mt bom, mas tem óleo mineral, porém existe ele em pó e outro oléo indiano perfeito tb é o de mostarda que para crescimento ouvir dizer que ele é T-U-D-O... mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Livia,eu sempre amo seus comentários... é muito legal quando a gente recebe esse carinho de vcs. Principalmente pra quem está acompanhando a gente desde o inicio como você. Muito obrigada pela confiança e pelo carinho.
      E nunca procurei o óleo de amla, pq acho que o Brasil tem tanto óleo bom com o mesmo efeito que nem faz falta. Mas que dá vontade e testar, ahh isso dá! rs

      Excluir
  7. Hum...gostei da idéia hein? E seu cabelo é muito divooo, super lindo menina!!!!!!!! Esses óleos indianos eu já procurie mas não achei...na época da minha saga eu procurava pelo amla....nunca consegui rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Rose, e obrigada pelo elogio. O cabelo é resultado de muito cuidado, cronograma capilar e crono óleos. E esse amla é dificil mesmo, só importando o bendito, portanto nem sei se vale a pena, mas temos uma variedade enorme de óleos no Brasil, dá pra substituir tranquilo! ;)

      Excluir
  8. Desde que comecei o tratamento com tônico de alho, faço umectações 3 vezes na semana, já que o tônico tem muito álcool e fico com receio de ressecar o cabelo. Foi a melhor coisa que fiz. Não sabia que havia autoria para essa técnica, tenho usado-a por intuição e meus cabelos estão muito saudáveis. Estou no último mês de tratamento com o tônico, mas pretendo continuar com as umectações em todas as lavadas de meu cabelo. Gostei muito de seu texto, sobretudo por ser bastante sensata. Não é todo cabelo que vai se dar bem com tanta nutrição. No meu caso, que tenho fios 3c, é perfeito. Já tem quase quatro meses que cortei as pontas e elas continuam intactas, estou certa de que é pelas umectações aliadas a reconstruções semanais à base de colágeno ou proteína de trigo (meu cabelo não consegue se entender com queratina líquida. Atualmente, uso os óleos de abacate, rícino, amêndoas e jaborandi.
    PS- seus cabelos são lindos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, intuição danada essa sua viu?? kkkkkkkk Ainda bem também né?
      E eu tenho a política de ser sempre sincera com minhas leitoras, coloco prós e contras. Não dá pra sair por aí ditando regra pra todo mundo. Pq ngm é igual a ngm. E suas pontas maravilindas com certeza é resultado das umectações. Se vc achou o caminho das pedras pro seu cabelo, vai fundo colega!!! ;-)
      Ps: E obrigada pelo elogio, eu fico toda besta quando falam do meu cabelo! kkkkkkkk
      Beijão e seja bem vinda!

      Excluir
  9. Flor continua, errado, o cronograma é da ADRIANA VOLPI e não Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida, eu mais tarde soube a quem pertencia o cronograma e exatamente por isso coloquei uma nota bem grande e em vermelho no fim do post explicando a situação, pois não daria pra explicar no artigo, iria destoar do assunto.

      Excluir
  10. Flor justamente no fim vc agradece a Andreia? que Andreia é essa? a autora é Adriana Volpi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vishhh amiga, não é que vc tem razão??? O que seria de mim sem minhas atentas leitoras? E sabe o que mais? Isso que dá editar post 1:00 da manhã! Eu me confundi e vc me desconfundiu! kkkkkkkkkk
      Por motivos de maluquice do blogger, só vou poder editar isso na sexta-feira, pois quando a gente edita a postagem "pula" pra ser a 1ª do tópico, mas na sexta estará tudo consertadinho! Obrigada mesmo pelo toque. Beijos!

      Excluir